Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Albufeira




Povoada desde os tempos pré históricos, o local onde se situa hoje Albufeira era um importante centro piscatório e portuário, segundo indícios que remontam ao neolítico e à idade do bronze.
Por aqui passaram diversos povos… Os Romanos que a baptizaram de Baltum e mais tarde os árabes que lhe deram o nome de Al-buhera, ou “castelo do mar” e que deu origem ao actual topónimo da cidade.
Albufeira foi uma das praças algarvias que se manteve mais tempo sob domínio árabe, protegida por muralhas e fortificações quase invioláveis. Já a maior parte do Algarve se encontrava sob o domínio cristão e Albufeira permanecia ainda dominada pelos mouros que aqui desenvolviam uma próspera actividade agrícola e de comércio com o norte de África.
Após 5 séculos de domínio árabe, foi finalmente tomada por D. Afonso III em 1246, que a doou depois à Ordem de Aviz. 




Este prolongado domínio muçulmano, reflectiu-se no avanço das técnicas agrícolas, na introdução de novas culturas, na arquitectura do centro antigo e nas influências linguísticas que ainda hoje se fazem sentir.
A 20 de Agosto de 1504, foi concedido o foral à vila de Albufeira pelo Rei D Manuel I.
Em 1755 com o terramoto de 1 de Novembro, uma onda gigante destruiu quase toda a povoação deixando de pé somente 27 casas. Recuperada do terramoto, Albufeira viria a sofrer nova catástrofe, desta vez por mão humana. Em 1833, durante a guerra civil entre absolutistas e liberais, a guerrilha absolutista cercou a povoação, provocando um violento incêndio que resultou na morte de 174 dos seus habitantes.





A partir de meados do séc. XIX, Albufeira viria a relançar-se como importante centro de pesca, registando um grande progresso económico, que se intensificou no início do séc. XX, com o incremento da exportação de peixe e frutos secos e a criação de diversas fábricas que davam emprego a cerca de 800 pessoas.
No entanto, entre a década de 30 e 60 do séc. XX, viveram-se tempos de decadência. Com a falência dos armadores e das fábricas, muitas casas e embarcações foram votadas ao abandono e o número de habitantes reduziu drasticamente.

A partir de meados dos anos 60, Albufeira viria a despertar o interesse, primeiro dos turistas nacionais e, depois dos britânicos, originando um verdadeiro boom do turismo, e dando novo fôlego à economia do concelho.
Elevada a cidade em 1986 foi também durante essa década que Albufeira mais cresceu a nível urbanístico. A cidade expandiu-se, então, para nascente, zona onde se situam ainda hoje a maior parte dos serviços administrativos.


Razões para visitar Albufeira
à Albufeira, Capital do Turismo 
à Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira – 22,5% da população residente - e uma das cidades com maior atração residencial. Notícia completa em: http://bit.ly/1trvxpI

à Em Albufeira residem pessoas de mais de 60 nacionalidades diferentes. A grande maioria dos visitantes estrangeiros escolhem o Algarve para residir ou passar férias. Actualmente já existem várias comunidades de Ingleses, Irlandeses, Holandeses e Alemães bem inseridos na comunidade Algarvia. Existem rádios e jornais próprios para qualquer uma dessas nacionalidades bem como uma série de atividades orientadas em Inglês com o intuito de os fazer sentir em casa.

- Ferreiras
- Guia
- Olhos de Água
- Paderne