Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia da Galé

Descrição:   


     A Praia da Galé configura o extremo leste da ampla baía arenosa de Armação de Pêra. Nesta praia as formações rochosas características do barlavento algarvio emergem de novo das areias, proporcionando recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o setor poente mais exposto. Estas rochas carbonatadas de cores quentes e muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior. Atualmente encontram-se muito esculpidas pelas águas da chuva e polidas pelo mar, revestidas por plantas adaptadas à salsugem como a barrilha. Nas zonas onde se acumula areia, principalmente no setor oeste, podem ainda observar-se as plantas típicas das dunas, sobretudo o estorno, o cravo-das-areias e a aromática perpétua-das-areias, na continuidade do sistema dunar dos Salgados e da Praia Grande. Para leste dominam as formações rochosas e surge uma área de pinheiro manso a coroar a arriba alaranjada.





Equipamentos de apoio:
 Restaurante, wc e apoios balneares e vigilância na época balnear (geralmente de Maio a Outubro).Praia acessível.


  Localização

                               37° 4’ 50.81” N 8° 18’ 59.20” W


  Informação


Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, especialmente no setor nascente da praia.

  Acesso
Acesso viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento amplo e ordenado na Galé Oeste, a cerca de 300 m da praia (acesso pedonal por passadiço sobrelevado); bolsa de estacionamento informal, em terra batida, junto à praia.