Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia dos Olhos de Água



A Praia dos Olhos de Água é uma praia da Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, no concelho de Albufeira, cujo nome evidencia a existência de várias nascentes de água doce na praia, à beira mar e dentro do mar, particularmente acessíveis na maré-baixa.

Esta pequena e pacata vila de origem tipicamente piscatória transfigura-se no Verão, quando lhe falta o espaço para acolher a multidão. Todos os anos a vila cresce para norte, tentando acolher o crescente número de visitantes, sofrendo uma inevitável descaracterização. A água é calma e o areal exíguo. A Praia dos Olhos de Água é excelente para mergulho. 
A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal.
Hoje em dia, ainda é possível (aproximadamente às 22h00) ter a experiência de poder ver chegar à Praia dos Olhos de Água um  barco com peixe fresco ainda a saltar nas redes.
O barco, após a pesca, estará na rampa dos barcos (imagem abaixo).
 As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por Olheiros de Água Doce, batizaram a povoação e a praia.
Mas são também as arribas calcárias que distinguem Olhos d´Água, já que esta praia é "o melhor de dois mundos" visto ser a praia na passagem do barlavento rochoso para o sotavento arenoso.

Onde se pode observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas. As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.

No largo dos pescadores encontra as barracas dos pescadores onde ainda as redes são remendadas. É no mesmo largo onde acontecem várias festividades como a festa da sardinha.

  Localização
37° 5’ 22.528” N 8° 11’ 25.76” W


A Praia dos Olhos de Água é constituída pela praia principal (que pode aceder através da Rua dos Pescadores) e por duas pequenas praias para o lado Este acessíveis pela Praia dos Olhos de Água:
Pode visitar esta pequena praia na baixa-mar pelo areal ou pelas falésias através da Praia principal dos Olhos de Água (caminhando para Este) e através da Praia do Barranco das Belharucas (caminhando para Oeste) ou pelas falésias e na preia-mar apenas pelas falésias.
Pode visitar esta pequena praia na baixa-mar pelo areal, pelas falésias [através da Praia principal dos Olhos de Água (caminhando para Este) e através da Praia do Barranco das Belharucas (caminhando para Oeste)] e ainda pelas escadas na Quinta do Milharó ( coordenadas GPS: 37° 5’ 30.21” N 8° 11’ 11.335” W ) ou pelas falésias e na preia-mar apenas pelas falésias. 


 Informações 
Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.

 Acesso
Acesso pedonal e viário alcatroado através da povoação Olhos d´Água. Estacionamento amplo e ordenado a cerca de 500 m da praia; pequenas bolsas de estacionamento junto à praia. Equipamentos de apoio (restaurantes, wc e apoios balneares) e vigilância na época balnear.  Orientação: sul.
 Praia Acessível.


 Prémios e galardões 
 Praia com bandeira azul 2015.



- Alcançou o sexto lugar no ranking das 10 melhores praias de Portugal pelo Travellers' Choice do conceituado site de viagens TripAdvisor

 Links



Para visitar as atracções Praia dos Olhos de ÁguaOlheiros de Água Doce e Praia do Barranco das Belharucas, aconselhamos que sejam visitadas a pé (devido à sua grande proximidade).
Quando a maré está vazia 
(baixa-mar)  pode fazer o circuito pelo areal começando pela Praia dos Olhos de Água para Este em direção à Praia do Barranco das Belharucas onde pode observar os Olheiros de Água doce entre as duas praias.Quando estiver maré cheia (preia-mar) aconselhamos a fazer o circuito por cima das falésias onde irão visualizar magníficas vistas panorâmicas. 
Caso opte por  ir pelo areal tenha cuidado para não esbarrar nas rochas evite pisar nas zonas verdes como as que pode visualizar nas fotografias:









Quando chegar à Praia do Barranco das Belharucas aproveite para dar uma caminhada.