Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia dos Arrifes


Esta pequena enseada encontra-se abrigada por arribas baixas e intensamente esculpidas, onde são visíveis algares, arcos e grutas. Três enormes leixões, claramente desproporcionados relativamente à dimensão do areal, dominam a linha do horizonte, oferecendo a ilusão de se tomar banho numa imponente piscina rochosa. Por este motivo a praia é também chamada de praia dos Três Penecos, sendo “peneco” a designação local para os leixões. Também estes rochedos se encontram muito esculpidos, com o leixão central a formar uma curiosa janela para o horizonte. Plantas resistentes à salsugem, como a barrilha e o funcho-do-mar, conseguem colonizar os leixões, situando-se porém fora do alcance da maré. A área envolvente à praia encontra-se revestida por uma mancha de pinhal, onde se pode observar a palmeira-anã no subcoberto, a única palmeira nativa da Europa. Olhando para nascente, avista-se a linha de arribas brancas e rubras da ainda distante Praia da Falésia.
37° 4'34.01"N 8°16'39.10"W


A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da arriba. No areal, e dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.

 Acesso viário alcatroado a partir do Aldeamento de S. Rafael, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento de média dimensão: pavimentado a cerca de 150 m da praia; em terra batida junto à praia. Equipamento de apoio (restaurante, wc e apoio balnear) e vigilância na época balnear. Orientação: sul / sudeste.

 Praia com bandeira azul



Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário | Leave a comment here