Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia de S. Rafael

As praias de Albufeira: http://atracoesdealbufeira.blogspot.pt/p/praias.html

Descrição:    
         O areal encontra-se enquadrado por arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas. Nesta praia exibe-se uma diversidade notável de modelados rochosos: arcos, grutas, algares e leixões - formas resultantes da ação conjunta da força mecânica do mar sobre as arribas e da água da chuva que promove a dissolução da rocha calcária. São exemplos deste modelado formações como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas. Na envolvente da praia surgem manchas de pinhal e enormes arbustos de aroeira, suspensos sobre o topo muito ravinado e sulcado das arribas.
     Já no areal e exposta ao ambiente marinho, abunda a salgadeira, planta que, por assim dizer, transpira sal, sendo possível, pela manhã ou final de tarde, observar a formação de cristais de sal reluzentes nas suas folhas.
     Quando a transparência da água o permite, vislumbra-se o contorno misterioso das rochas submersas; já um passeio de máscara e barbatanas desvenda a vida marinha que abunda neste troço de costa.

Equipamentos de apoio:
 Restaurante, wc e apoios balneares e vigilância na época balnear (geralmente de Maio a Outubro).


  Localização

            37°04'28.9"N 8°16'49.6"W



  Informação

A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da arriba. No areal, e dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.


  Acesso
Acesso viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento amplo e ordenado.

  Prémios e galardões
Praia com bandeira azul