Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia da Rocha Baixinha

    
      Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias. Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira. O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro. A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.

A Praia da Rocha Baixinha divide-se em três zonas / entradas:
- Praia da Rocha Baixinha
37°4'34.792"N 8°8'5.305"W



- Praia da Rocha Baixinha Poente
37°4'30.659"N 8°7'49.386"W



- Praia da Rocha Baixinha Nascente
37°4'27.134"N 8°7'35.781"W






 Dada a possibilidade de ocorrência de deslizamento de terras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas no setor oeste da Rocha Baixinha.
 Acesso viário alcatroado através da Aldeia das Açoteias, seguindo a sinalização para a praia. Após 3 km de estrada pavimentada, o caminho segue em terra batida durante cerca de 1 km para a Rocha Baixinha Poente e de 2 km para a Rocha Baixinha Nascente. Estacionamentos amplos e informais, em terra batida. Equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância na época balnear. A Rocha Baixinha Poente é Praia Acessível. Orientação: sudoeste.
 Praia com bandeira azul