Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Natureza e Pedestrianismo


     Para quem gosta de ambientes naturais, nada melhor que uma boa caminhada e a possibilidade de ser surpreendido com a peculiaridade de alguns lugares de extrema beleza. Para além das excelentes condições climatéricas, especialmente no final do Inverno e durante toda a Primavera, Albufeira oferece-lhe diversos cenários para passear: praia, falésia, pinhal e um ambiente semi-serrano.
     Nos meses de Janeiro e Fevereiro, as amendoeiras em flor apelam aos passeios nas freguesias de Paderne, Guia e Olhos d’Água, onde pode apreciar a beleza deste acontecimento.
     Durante a preia-mar, o mar convida-o também a excelentes caminhadas pela praia. Na Praia da Falésia pode caminhar tanto no areal, como no topo da falésia tendo sempre o mar como pano de fundo. 

Na zona das Açoteias existem também inúmeros trilhos e caminhos que convidam a uma caminhada ou a um passeio de bicicleta. Todas as manhãs, são muitos os que elegem esta zona como circuito de manutenção. Vistas deslumbrantes e condições excelentes para a prática desportiva que incluem também a Pista de Corta-Mato das Açoteias onde se realiza o mítico Cross das Amendoeiras em Flor.
     Da Ponta da Baleeira até à Praia dos Salgados encontra também um local propício a interessantes passeios. Aqui predominam interessantes formações rochosas. 

     Nos Salgados, a existência de uma lagoa com o mesmo nome, fará as delícias de quem gosta de observar aves. A Lagoa dos Salgados constitui um ecossistema único no concelho e é frequentada por diversas espécies de aves, algumas raras e que aí nidificam.
     Na Primavera, as várzeas da ribeira de Paderne convidam a descobrir os seus vales e veredas e usufruir de três trilhos pedestres aí existentes. 
     Os percursos estão sinalizados com as normas da Federação Portuguesa de Campismo, sendo possível realizá-los todo o ano. Para isso basta reunir o seu grupo de amigos e escolher o percurso (ponto de partida: junto ao estádio João Campos - Paderne). 
     Poderá obter os folhetos e mapas dos percursos nos postos de informação turística da cidade.

Detalhamos abaixo os percursos pedestres existentes em Albufeira:
PERCURSO DO CASTELO ( PR1 ABF - Rota do Castelo)
O percurso integra espaços rurais humanizados, zonas de mato, zonas agrícolas e elementos do património cultural construído. 
Para consultar o folheto consulte o ficheiro pdf aqui

PERCURSO DO CERRO DE S. VICENTE ( PR2 ABF - Percurso do Cerro de S. Vicente)
O percurso passa por uma zona de paisagem com características do barrocal algarvio, bem como pela várzea da Ribeira de Algibre, onde as explorações agrícolas se evidenciam na paisagem.
Para consultar o folheto consulte o ficheiro pdf aqui


PERCURSO DO CERRO GRANDE ( PR3 ABF - Percurso do Cerro Grande)
Durante o percurso podemos desfrutar de três tipos de paisagens: uma mais urbana, constituída por pequenos aglomerados de 10 a 15 casas - as aldeias, outra um pouco mais serrana e ainda uma outra com uma paisagem mais agrícola que atravessa a várzea da ribeira de Algibre.
Para consultar o folheto consulte o ficheiro pdf aqui

Por acção do Município de Albufeira, os interessados podem ter acesso livre a estes percursos, seja para conhecer ou para os apreciar fisicamente, em passo contemplativo ou de corrida.
Para quem usa computador ou smartphone, pode aceder a esta informação na aplicação "Percursos Pedestres de Albufeira" através dos seguintes “links”:


Qualquer um destes percursos converge com a Via Algarviana


Via Algarviana
Foi criado um percurso entre Albufeira e Alte que permite a ligação entre Albufeira à Via Algarviana. Para mais informações visite: Ligação 7 entre Albufeira e Alte

Hiperligações
Miradouros
-clique aqui: Miradouro da falésia
- clique aqui: Miradouro do pau da bandeira

- clique aqui: Parque Natural dos Salgados