Para quem gosta de ambientes naturais, nada melhor que uma boa caminhada e a possibilidade de ser surpreendido com a peculiaridade de alguns lugares de extrema beleza. Para além das excelentes condições climatéricas, especialmente no final do Inverno e durante toda a Primavera, Albufeira oferece-lhe diversos cenários para passear: praia, falésia, pinhal e um ambiente semi-serrano.
Nos meses de Janeiro e Fevereiro, as amendoeiras em flor apelam aos passeios nas freguesias de Paderne, Guia e Olhos d’Água, onde pode apreciar a beleza deste acontecimento.
Durante a preia-mar, o mar convida-o também a excelentes caminhadas pela praia. Na Praia da Falésia pode caminhar tanto no areal, como no topo da falésia tendo sempre o mar como pano de fundo.
Na zona das Açoteias existem também inúmeros trilhos e caminhos que convidam a uma caminhada ou a um passeio de bicicleta. Todas as manhãs, são muitos os que elegem esta zona como circuito de manutenção. Vistas deslumbrantes e condições excelentes para a prática desportiva que incluem também a Pista de Corta-Mato das Açoteias onde se realiza o mítico Cross das Amendoeiras em Flor.
Da Ponta da Baleeira até à Praia dos Salgados encontra também um local propício a interessantes passeios. Aqui predominam interessantes formações rochosas.
Nos Salgados, a existência de uma lagoa com o mesmo nome, fará as delícias de quem gosta de observar aves. A Lagoa dos Salgados constitui um ecossistema único no concelho e é frequentada por diversas espécies de aves, algumas raras e que aí nidificam.
Na Primavera, as várzeas da ribeira de Paderne convidam a descobrir os seus vales e veredas e usufruir de três trilhos pedestres aí existentes.
Os percursos estão sinalizados com as normas da Federação Portuguesa de Campismo, sendo possível realizá-los todo o ano. Para isso basta reunir o seu grupo de amigos e escolher o percurso (ponto de partida: junto ao estádio João Campos - Paderne).
Poderá obter os folhetos e mapas dos percursos nos postos de informação turística da cidade.
Detalhamos abaixo os percursos pedestres existentes em Albufeira:
O percurso integra espaços rurais humanizados, zonas de mato, zonas agrícolas e elementos do património cultural construído.
Para consultar o folheto consulte o ficheiro pdf aqui
PERCURSO DO CERRO DE S. VICENTE ( PR2 ABF - Percurso do Cerro de S. Vicente)
O percurso passa por uma zona de paisagem com características do barrocal algarvio, bem como pela várzea da Ribeira de Algibre, onde as explorações agrícolas se evidenciam na paisagem.
PERCURSO DO CERRO DE S. VICENTE ( PR2 ABF - Percurso do Cerro de S. Vicente)
O percurso passa por uma zona de paisagem com características do barrocal algarvio, bem como pela várzea da Ribeira de Algibre, onde as explorações agrícolas se evidenciam na paisagem.
PERCURSO DO CERRO GRANDE ( PR3 ABF - Percurso do Cerro Grande)
Durante o percurso podemos desfrutar de três tipos de paisagens: uma mais urbana, constituída por pequenos aglomerados de 10 a 15 casas - as aldeias, outra um pouco mais serrana e ainda uma outra com uma paisagem mais agrícola que atravessa a várzea da ribeira de Algibre.
Para consultar o folheto consulte o ficheiro pdf aqui
Por acção do Município de Albufeira, os interessados podem ter acesso livre a estes percursos, seja para conhecer ou para os apreciar fisicamente, em passo contemplativo ou de corrida.
Para quem usa computador ou smartphone, pode aceder a esta informação na aplicação "Percursos Pedestres de Albufeira" através dos seguintes “links”:
Qualquer um destes percursos converge com a Via Algarviana.
Via Algarviana
Hiperligações
Miradouros
Foi criado um percurso entre Albufeira e Alte que permite a ligação entre Albufeira à Via Algarviana. Para mais informações visite: Ligação 7 entre Albufeira e Alte
Hiperligações
-clique aqui: Miradouro da falésia
- clique aqui: Miradouro do pau da bandeira
- clique aqui: Parque Natural dos Salgados